top of page

DETRAN altera regras para a Vistoria Veicular em 2026. Saiba o que muda!

  • Foto do escritor: Mogit Sites
    Mogit Sites
  • 4 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de jan.


Prezados leitores, a partir de 1º de janeiro de 2026*, o DETRAN-SP implantará novos procedimentos e controles nas vistorias veiculares em todo o Estado.


*Atualização (14/1/25): A portaria em questão foi prorrogada para ter o seu início no dia 1º de Fevereiro de 2026. A prorrogação se deu por conta do DETRAN-SP ainda não ter credenciado uma empresa Auditora e Integradora, empresas que como mecionadas mais abaixo nesse post são essenciais para a execução do serviço. O credenciamento de ambas deve ocorrer nos próximos dias.


Nesse post a Vistoria Brasil 🇧🇷 te explica como funcionará o novo serviço, qual será o valor, quem irá pagar, como irá pagar e o que mudará no processo das já conhecidas vistorias veiculares!



O Laudo de Transferência consiste em uma avaliação exigida pelo Órgão de Trânsito para o processo de transferência de propriedade e/ou regularização da documentação do veículo.
O Laudo de Transferência consiste em uma avaliação exigida pelo Órgão de Trânsito para o processo de transferência de propriedade e/ou regularização da documentação do veículo.

Qual vai ser o novo valor da Vistoria?


A partir de 01/01/2026, o valor oficial da vistoria veicular será: 5,5 UFESP

Esse é o valor obrigatório e único para qualquer ECV credenciada no Estado de SP!


Como farei para pagar pelo serviço?


O cidadão deve pagar a vistoria diretamente ao DETRAN-SP, antes de comparecer à ECV.

O pagamento poderá ser feito pelo portal ou aplicativo do DETRAN-SP ou pelo seu sistema bancário (igualmente como ocorre atualmente com a taxa de transferência, licenciamento etc.), utilizando:

✔ Pix                      ✔ Cartão                ✔ Boleto

 

📌 A ECV não recebe mais o pagamento da vistoria!

📌 O cidadão chega na ECV apenas com o comprovante já quitado.


ATENÇÃO: Quando a Vistoria for realizada na “Modalidade Móvel” a ECV pode cobrar pelo deslocamento, sendo o valor do translado pago diretamente à ECV pelo solicitante.


Vale lembrar também, que as Vistorias Cautelares não entrarão nesse novo modelo de contratação. As Cautelares são avaliações particulares e não reguladas pelo DETRAN. Portanto, ainda serão contratadas e pagas diretamente com a Empresa de Vistoria nos moldes e valores fornecidos pela mesma, ou seja, nada mudará quanto à esse serviço.


Para saber mais sobre as Vistorias Cautelares da Vistoria Brasil clique aqui .




Entre alguns dos processos que exigem o Laudo de Transferência estão: Transferência de Propriedade, Tranasferência de Localidade, 2ª via de placas  e Mudança de Categoria.
Entre alguns dos processos que exigem o Laudo de Transferência estão: Transferência de Propriedade, Tranasferência de Localidade, 2ª via de placas e Mudança de Categoria.


Comparecimento à ECV para realizar a vistoria


Com o pagamento já feito, o cidadão comparece à ECV para realizar a vistoria.

A Vistoria Brasil estará sempre a disposição para atendê-lo.



"Ouvi dizer que a nova vistoria será mais Completa e Tecnológica, mas o que de fato vai mudar?" A Vistoria Brasil mostra pra você:


  • Haverá mais fotos do veículo e dos itens inspecionados;

  • Haverá vídeos com filmagem 360º do veículo demonstrando o estado e a funcionalidade dos itens inspecionados;

  • Haverá fotos e vídeos do vistoriador em tempo real comprovando sua autenticidade;

  • Registro obrigatório de foto e/ou identificação do condutor do veículo no momento da vistoria;

  • Maior rigor nas análises dos itens de identificação e de segurança do veículo;

  • Transmissão automática de todos os dados

 

Recursos de Inteligência Artificial e Utilização de Novas Tecnologias


Visando diminuir falhas e aumentar a confiabilidade do processo de Vistoria e Transferência Veicular, o fluxo da vistoria passará a contar com novos sistemas de captura que utilizam a IA na validação de dados e imagens. Fora isso a Integração Segura com as empresas prestadoras permite que haja verificação automatizada de inconsistências e monitoramento em tempo real.


Todas essas mudanças foram exigências do DETRAN-SP para padronizar e aumentar ainda mais a segurança do processo.

Um novo personagem na história: As Empresas Auditoras


Após a realização de cada vistoria, os dados seguirão para uma empresa auditora credenciada e independente. Esta irá conferir:


  • Fotos

  • Vídeos

  • Geolocalização

  • Dados do Veículo

  • Integridade do Laudo


E apesar da adição de mais uma etapa no processo, o tempo de conferência é surpreendentemente rápido: até 5 minutos (para 90% dos casos), até 10 minutos (para 7% dos casos) e até 15 minutos (para 3% dos casos).


ATENÇÃO: Se a auditoria reprovar o laudo - por qualquer não conformidade - a ECV será notificada e terá até 5 dias para apresentar manifestação. Se houver divergência, o cliente poderá ser solicitado a retornar na ECV para complementar fotos, vídeos ou refazer parte da vistoria - tudo para garantir a qualidade e segurança do processo. O processo de vistoria só termina após a aprovação da auditoria. Somente após esta validação é que a Transferência ou Regularização do veículo poderá ser iniciada junto ao Órgão.



A Vistoria de Transferência visa garantir a regularidade da frota nacional de veículos através da análise de informações da identidade veicular e checagem itens obrigatórios, de sinalização e de segurança, garantindo assim mais segurança no trânsito e mais transparência no mercado.
A Vistoria de Transferência visa garantir a regularidade da frota nacional de veículos através da análise de informações da identidade veicular e checagem itens obrigatórios, de sinalização e de segurança, garantindo assim mais segurança no trânsito e mais transparência no mercado.


Precisa realizar uma Vistoria de Transferência?

Clique no botão abaixo e conheça as unidades da Vistoria Brasil!

Somos mais de 60 unidades📍🇧🇷




bottom of page